sábado, 11 de fevereiro de 2012

Às vezes esquecidos...



Você já vivenciou alguma situação, realizou algum trabalho ou tarefa que passou despercebido, ninguém notou? Como isso é terrível! Você dá um duro danado e ninguém valoriza, e às vezes nem sequer ouve um: “muito obrigado”. Como sugestão de leitura feita por Reginaldo Pereira de Morais (RTM), li a pequena história do rei Jotão que acredito que ilustra um pouco esse sentimento.

Preciso confessar que quado reli o texto da história do rei Jotão em 2 Crônicas 27.1-9, o que me veio a mente foi: “só isso”? Jotão reinou por dezesseis anos, fez tantas contribuições positivas, mas o cronista utilizou apenas nove versículos para falar sobre um bom rei. No primeiro olhar parecia injusto, afinal outros reis inferiores (e não foram poucos) tiveram bem mais linhas dedicadas as suas histórias de vidas do que Jotão.

Contudo, deixando esses pensamentos humanos de lado, e olhando novamente para o texto, podem-se descobrir algumas pérolas, que não poderiam estar (e não estão) nas histórias de reis como, por exemplo, Manassés, Roboão, Acabe, entre outros, que destacam a grandeza espiritual de Jotão, especialmente os versículos dois e seis. Lendo com a perspectiva das pérolas colocadas neste texto pelo cronista real, pode-se fazer um paralelo com nossa vida hoje. Há situações ou momentos dos quais, embora tenhamos feitos muitas coisas boas, a maioria de nós não será lembrado ou levado em consideração. Todavia, ao invés de ficarmos revoltados (como alguns ficam), ou desanimados, devemos continuar a fazer o que deve ser feito. Mesmo que os detalhes das nossas ações não apareçam, é preciso cultivar uma vida de valor. Devemos dirigir nossos passos em conformidade com a vontade do Senhor. E quando conseguirmos esse padrão, será maravilhoso saber que alguém poderá resumir a nossa história com aquela frase: “fez o que era reto aos olhos do Senhor”.

Entendo que isso é bonito na teoria e complicado na prática. Vivemos em um mundo que bom caráter não ganha um “óscar”, onde o mundo é “dos mais fortes”, como o título de um filme premiado por hollywood “onde os fracos não tem vez”. Estamos em uma época onde há um número de pessoas (e às vezes tenho a impressão que é crescente) que sempre acham que nossas ações de hoje são meros investimentos para o amanhã, não acreditam mais em sentimentos altruístas. Assim como os irmãos de Davi que não acreditavam que ele estava no acampamento de batalha apenas para lhes levar o almoço, embora nos planos de Deus havia um gigante a ser derrotado.

Mas se porventura as pessoas não souberem dar o devido valor aos seus feitos, não se preocupe. Melhor ainda será ouvir as maravilhosas palavras de Jesus: “Venham benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” (Mt 25.34). Sendo assim, não procure e nem se preocupe com a honra dos homens, ela é passageira. Mas faça o seu melhor servindo ao Senhor, pois a honra que Deus concede dura para sempre. Pois ele, somente ele, é justo o suficiente para lembrar-se e recompensá-lo ao seu tempo. Tenha certeza: o tempo de Deus sempre chega! Como se diz, os bons frutos crescem em silencio.

Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.
Hebreus 6.10

2 comentários:

  1. Glória a Deus, pois é Ele está sempre revelando a seus servos palavras como essa, que trazem consolo, que refrigeram a alma e renovam nossas forças para continuar a caminhada a serviço do Seu Reino.
    Parabéns Eduardo por ser um instrumento nas mãos de Deus, que você possa estar sempre no centro de Sua vontade.

    ResponderExcluir
  2. Impossível!!! deixar passar em branco o meu comentário, justiça seja feita a esse texto tão pertinente com a realidade que vivemos hoje, concordo com tudo. Deus continue lhe usando Pr. Eduardo, verdadeiramente, para cada geração Deus escolhe os seus.

    ResponderExcluir