sábado, 4 de fevereiro de 2012

AS OBRAS DO SENHOR




Ultimamente tenho lido alguns livros do Pr. Eugene Peterson que tem me inspirado teologicamente sobre a questão da oração/espiritualidade. Baseado nisso, nessa semana que falar algo sobre o Salmo 46.

Dois mandamentos nos direcionam do mundo da mente pequena da auto-ajuda ao imenso mundo da ajuda de Deus. Primeiro, “venham, contemplem as obras do Senhor”. Deem uma olhada longa e detalhada naquilo que Deus está fazendo. Isso requer atenção, paciência e concentração energética. Às vezes, parece que todas as outras coisas são mais barulhentas que Deus. As manchetes e frases em neon e os amplificadores de som do mundo anunciam as obras humanas. Mas, e as obras de Deus? Para muitos elas são pouco conhecidas, mas também são inevitáveis se simplesmente as olharmos. Elas estão em toda a parte. Elas são maravilhosas. Deus, no entanto, não tem agência de relações públicas. Ele não monta nenhuma campanha publicitaria para obter nossa atenção. Ele simplesmente nos convida a olhar. Neste convite, o caminho da  oração é uma forma esplendida de olhar para as obras do Senhor.

Por exemplo, posso dizer que Deus está engajado no desarmamento mundial. Todas as tentativas pelas quais homens e mulheres tentam impor à força suas vontades sobre seus semelhantes e inimigos são jogadas no lixo. A violência não funciona, nunca funcionou. Nunca funcionará. Armas não são funcionais.
A história da violência é uma história de fracassos. Nunca houve uma guerra vencida. Nunca houve uma batalha vitoriosa. O usa da força destrói toda realidade que é exercida em seu favor, quer seja honra, verdade ou justiça. Vivendo no tipo de mundo em que vivemos e sendo os pecadores que somos, às vezes não conseguimos evitar a violência. No entanto, mesmo quando ela é inevitável, não é correta. Deus não tem parte nela.

Um olhar firme e constante sobre as obras de Deus enxerga que a nossa produção tola e frenética de armas (quer elas sejam pessoais, quer nacionais, psicológicas ou materiais) está sujeitando ao desarmamento sistemático e determinado. A ação violenta é a antítese da ação criativa. Quando não temos mais vontade ou paciência de sermos criativos, tentamos expressar nossa vontade por meio da coerção. Sendo assim, sou levado a pensar que a preguiça e a imaturidade respondem por grande parte da violência mundial. Por mais predominante que a violência seja, no entanto, a pessoa em oração enxerga que ela não é a maneira como a maior parte do mundo, pelo menos não o mundo da ação de Deus, trabalha. São necessárias, no entanto, energia e maturidade para enxerga-la e sustentar essa visão.

O Salmo 46 leva-nos a outro mandamento: “aquietem-se, e saibam que eu sou Deus”. Isso é muito interessante. Parem de correr pelas ruas e percebam que há mais na vida do que as suas “correrias” permitem que vocês vejam. A inquietação nos torna incapazes de ter intimidade, de possuirmos relacionamentos profundos. Quem está disposto a manter uma conversa, da mais simples que seja, com uma pessoa que não para quieta para ouvir? Com Deus é da mesma forma. Se Deus é o centro vivo da redenção, é importantíssimo estarmos em contato com essa vontade pessoal e respondermos a ela. Deus possui uma vontade para esse mundo e precisamos estar sintonizados com ela, devemos persistir até descobri-la, até encontrar o nosso lugar nessa vontade soberana. Mas só descobriremos, se nos aquietarmos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário