terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Mensagem Cristã: Jesus Cristo o Salvador



Viver a Missão, pregá-la com amor, com paixão é exercer o real evangelho de Cristo neste mundo, praticar o exemplo que encontramos em sua Palavra. Não se trata de tarefa fácil, mas é o grande desafio da Igreja Cristã contemporânea, pois em muitos casos a mensagem cristã é identificada (sobretudo em países orientais) com o colonialismo, por isso, nesse caso, deve-se romper com os laços do passado, onde a “fé” e a “missão” serviram de instrumento de subordinação e exploração. Viver a “Missio Dei” (missão de Deus) é viver/praticar a compaixão de Deus em meio ao mundo corrompido, explorado e enganado por suas “próprias paixões”. Durante muito tempo os colonizadores realizaram a expansão ultramarina sob a cruz de Cristo, onde a espada e a fé se fundiram.

Contudo, quando se olha com atenção para a história, e para as palavras de Jesus registradas por Mateus (28. 19-20) surge diante da Igreja um grande desafio: O de ir, de ensinar, esclarecer, para que ocorra a transformação em meio ao povo, gerar discípulos.

É preciso libertar o povo de uma religiosidade e espiritualidade profundamente sincrética, de uma fé que vê Jesus somente como um político que está preocupado com o social, assistencialista, assim como de uma fé intolerante e fanática, que escraviza milhares de pessoas. A Missão também possui o desafio de emancipar pessoas de uma fé que não é experimentada como desafio, que não opera transformação nos corações e mentes, produzindo esperança e regozijo; libertar o povo de uma espécie de repetição mística de tristeza, conformismo, e oferecer-lhes o Cristo Filho de Deus, diferente do então conhecido, um Jesus que transforma vidas, liberta da escravidão do pecado, e garante vida eterna. Pregar um Cristo diferente do que popularmente se difundiu em muitas mentes religiosas, que anunciou o Reino a todos, mas que, insiste na conversão pessoal, na transformação e salvação do indivíduo e de sua realidade.

Precisamos resgatar a teologia da graça da Reforma protestante, a qual aponta para os dilemas teológicos do pensamento a respeito dos méritos. Quando Lutero olhou para o texto de Romanos 3.21-31, assim como toda a carta aos Romanos, fez uma grande descoberta, percebeu que realmente não há nada de bom nele. Nem mesmo os seus esforços, por mais sinceros que sejam, poderiam mudar o seu estado de perdição. Ele depende única e exclusivamente da obra de Cristo na Cruz, que é completa.

A “loucura da Cruz” muitas vezes, é perdida de vista ou mascarada, inventa-se então um evangelho que é maleável, esquecemos da “loucura, do escândalo da Cruz”. E pregamos um Cristo adaptável aos nossos anseios e costumes. Redescobrir Jesus, crucificado e ressurreto se faz necessário para uma prática missionária relevante. Precisamos resgatar o sentido de “ser igreja” de Jesus neste mundo de contradições e ambiguidades no qual vivemos. Somente assim poderemos ter certeza de que estamos contribuindo de maneira real e eficaz para o crescimento do Reino de Deus neste mundo.

Enfim, testemunhar, ensinar, esclarecer é a missão nossa, missionários, pastores teólogos, de todos os conhecedores da Palavra e da história, pessoas que fazem parte da Igreja de Jesus Cristo, seus discípulos. Não existe fé cristã se não existir algo de que é preciso dar testemunho público e incondicional.
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” At 1.8
Ângela Reiner Alves – professora de Grego e Hebraico e Coordenadora Pedagógica do CETAD-PB

Um comentário:

  1. Magnífico. - Viver a “Missio Dei” (missão de Deus) é viver/praticar a compaixão de Deus em meio ao mundo corrompido, explorado e enganado por suas “próprias paixões”. -

    Inclusive, tem uma citação de Jonh Piper que eu acho válida aqui: "Se você altera ou obscurece o retrato bíblico de Deus para atrais convertidos, você não converte pessoas a Deus, mas a uma ilusão."
    A vida Cristã é (deve ser) regida pela prática de Cristo.

    ResponderExcluir