domingo, 18 de março de 2012

UMA VIDA DE BÊNÇÃO



Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Salmo 128.1

A bênção da vida cristã está em perceber que é “mais abençoado dar do que receber”. Ao se aprender a dar e a compartilhar, a vitalidade aumenta e as pessoas ao nosso redor se tornam “vinhas frutíferas” e “ramos de oliveira” em volta de nossas mesas, como nos ensina o salmo 128.

Assim, as bênçãos que são prometidas, concedidas e experimentadas pelos cristãos, não excluem, obviamente, as dificuldades. A Bíblia nunca negou a realidade das lutas da vida diária. As dificuldades, no entanto, não são inerentes a fé, elas vêm de fora em forma de tentações, seduções, pressões. Como nos diz Eugene Peterson, “não se passa um único dia sequer sem que tenhamos que encarar a antiga e tripla ameaça que os cristãos da Idade Média resumiram como sendo o mundo, a carne e o diabo: o mundo – a sociedade da humanidade orgulhosa e arrogante que desafia e tenta eliminar o domínio e a presença de Deus na história; a carne – a corrupção que o pecado introduziu em nossos apetites e instintos; e o diabo – a vontade maligna que nos seduze nos tenta a mantermos a distancia da vontade de Deus”. Temos de lutar contra tudo isso, pois estamos em batalha. Há uma luta de fé a ser travada todos os dias.

No entanto o caminho da fé está harmonizado com o que Deus tem feito e está fazendo. A estrada na qual estamos viajando é a velha estrada do discipulado cristão. Isso quer dizer que não é um caminho do tédio, do desespero ou da confusão (seja ela de qual ordem for). Não é um caminho de busca miserável, mas um caminho de bênção.

Dentro dessa perspectiva deve-se acreditar que não há truques envolvidos no compromisso com essa vida de bênçãos, e a sorte não é exigida. Não é um caminho para “mandrakes”. Nós simplesmente nos tornamos cristãos e começamos a vida de fé. Reconhecemos Deus como nosso criador e nosso amante, e aceitamos a Cristo como o meio pelo qual podemos manter um relacionamento vivo com Deus. Aceitamos a verdade anunciada e proclamada que Deus está no centro de nossa existência, descobrimos, então, como ele construiu esse mundo (a sua criação), como ele tem suprido a nossa redenção e prosseguido nesse caminho. Nas simples, porém maravilhosas palavras do salmo 128: “Bendito é aquele que teme ao Senhor, que anda em seus caminhos”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário