quinta-feira, 15 de março de 2012

UM PROBLEMA DE GANÂNCIA



Salmo 128.2: “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem”.

João Calvino, certa vez pregando aos membros da igreja sob sua responsabilidade em Genebra, Suiça, ressaltou aos seus ouvintes que deveriam desenvolver melhor e mais profundamente conceitos de felicidade em relação àqueles sustentados pelo mundo, que fazem com que uma vida feliz consista de tranquilidade, honras e grande riqueza.

Penso que o Salmo 128 nos ajuda a fazer isso. Uma simples análise sobre o mundo atual demonstra que grande parte da felicidade de alguns depende da miséria de outros que sustentam as riquezas de pessoas gananciosas. Para melhorar o padrão de vida, alguém tem que piorar o seu. É interessante ver o “arroxo” que estão impondo a Grécia agora (não que eles não tenham gastado demais) com cortes de salários, corte de pensões, demissões, entre outros. Mas enquanto a ganância dos gregos comprava os carros Mercedes da Alemanha, ou as roupas de grifes italianas, ou custeavam viagens à França e podiam comprar seus champanhes caríssimos, estava tudo bem (e com isso ajudavam a financiar a própria ganância alheia). Era óbvio que um dia a conta iria estourar. Mas a ganância falava mais alto.

Pouco tempo atrás foi produzido um filme que vale a pena ser visto “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”. Em um dos momentos do filme o personagem de Michael Douglas diz: “sempre haverá crises econômicas, pois as bolhas financeiras são parte do sistema, que é fruto direto da ganância do ser humano”.

A crise mundial de fome que enfrentamos hoje é resultado direto do método de perseguir a felicidade que se adota. Nações industrializadas querem um padrão de vida cada vez mais alto, enquanto um crescente número de pessoas passa fome. Não há necessidade que seja assim. Especialistas em problema de fome mundial afirmam que há condição de produzir comida para todos. Não há problema de produção, mas de ganância, e aí entra a questão da corrupção que desvia recursos na infraestrutura, na distribuição, entre outros.

O que adianta, por exemplo, um indivíduo possuir uma Ferrari em uma cidade onde não há ruas boas o suficiente para que ele ande com ela? O que adianta morar em uma cobertura de milhões de reais se em volta há uma multidão de miseráveis, se há insegurança? Temos um problema de ganância: “Se eu não conseguir o meu enquanto posso, talvez eu não seja feliz.

As palavras de Jesus não combinam com ganancia. A felicidade segundo Jesus está em buscar as coisas de Deus. Não há uma condenação em possuir bens materiais, mas esses bens não podem nos possuir, nem nos tornar gananciosos e insensíveis ao que ocorre a nossa volta. Sobre a felicidade... vamos escrever mais sobre isso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário