sábado, 29 de novembro de 2008

O Paradoxo da Pregação


Estava ouvindo o rádio esses dias e ouvi um hino que dizia; “Ainda bem, eu vou morar no céu!”. Fiquei ouvindo esse hino e percebi que ele cantava que esse mundo é muito difícil de se viver, mentiras, enganos, roubo, gente ruim, etc... Mas, o que consolava ele, era saber que ele sairia daqui e iria morar no céu!!
Parei para pensar nisso e me lembrei o que Paulo disse: “Se esperarmos Jesus somente nesta vida, somos os mais miseráveis dos homens”. Analisei que segundo a linha teológica que sigo, eu acredito que a tendência do mundo é ir de mal a pior. Ou seja, não melhorará. Ao mesmo tempo, percebi que eu também acredito que o evangelho de Jesus, que eu prego e ensino, transforma o homem todo. Salva a sua alma e muda a sua vida enquanto pessoa, cidadão, pai de família, amigo, etc. Acredito que o evangelho muda a vida do ser humano por completo e, que, por conseguinte, muda o ambiente no qual ela está inserido.
Percebi que isso é um paradoxo. Se eu acredito que o mundo vai piorar, como eu posso pregar que as coisas vão ficar melhores se o homem crer que Jesus é o filho de Deus e entregar a sua vida a Ele? Pude então perceber que na verdade, o evangelho muda o homem, o homem transformado muda o seu ambiente (não o mundo), porque se não for assim, esse mundo ficaria impossível de se viver! Se a igreja não anunciar a salvação, se as pessoas não tiverem a sua vida transformada, a luz diminuirá até se apagar e o que sobrará serão apenas trevas e escuridão. Ou seja, de todas as formas que você olhar, a pregação do evangelho é necessária.
Mas AINDA BEM, EU VOU MORAR NO CÉU!!!!
Eduardo Leandro Alves

2 comentários:

  1. Eduardo, primeiramente, meus parabéns pelo blog!

    Essa idéia de "escapismo cristão" é realmente perigosa. Cristo nos ensinou a encarar o mundo e não a fugir dele. O mundo é mau, mas Deus nos livrará do mau, não apenas no Céu, mas aqui também.

    Além disso, confesso que não tenho pretensão nenhuma de mudar o mundo. Muitas vezes eu desejei fazer isso, mas, como você disse, percebi que isso é impossível, podemos mudar apenas as pessoas no nosso curto círculo de relacionamentos.

    Ainda bem que vou morar no céu (se Deus quiser) e ainda bem que eu vivo no mundo, o único lugar onde o amor de Deus foi possível por meio de Cristo!

    God blesses!
    T+!

    ResponderExcluir
  2. Ok amigo. Deus ainda tem os seus 7.000 que não se dobraram a Baal....

    ResponderExcluir