segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

A FORMA DE RESPONDER AOS CRÍTICOS



Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? (Ne 6.3)

Esse texto é muito interessante. Nele temos princípios excelentes para orientar a nossa vida. Um deles é nos mostrar como devemos nos portar diante das dificuldades e dos maus críticos que surgem no nosso dia-a-dia.

Esse texto de Neemias relaciona-se com a reconstrução dos muros de Jerusalém após o cativeiro babilônico. A árdua tarefa foi realizada em impressionantes 52 dias, com mulheres trabalhando lado a lado com os homens (cf. Ne 3.15 e 6.12.).
Devemos ter em mente que Daniel havia profetizado que os muros seriam reconstruídos "em tempos angustiosos" (Dn 9.25). Certamente, Neemias conhecia essa profecia. Por isso, talvez não se tenha impressionado muito quando alguns críticos chegaram e tentaram impedir o trabalho. Neemias disse que Sambalate, o horonita, Tobias, o amonita, e Gesém, o arábio, haviam-no desprezado e zombado dele (Ne 2.19). Certo dia, um dos críticos foi examinar o muro e ridicularizou-o: "Vindo uma raposa derrubará o seu muro de pedra" (Ne 4.3). Mesmo com essa enxurrada de críticas Neemias recusou-se a interromper a obra que Deus lhe havia confiado e a discutir com seus críticos. Com certeza essa é uma boa forma de responder aos críticos.

Certa vez, alguém perguntou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso porque ele não havia respondido a uma crítica leviana feita a seu respeito. Ele respondeu: “Quem me conhece sabe que é mentira. Quem fez essa crítica está criticando um personagem criado por ele mesmo. Se eu responder, dou vida a esse personagem criado”.
Dizem que quando o engenheiro George Washington Goethals estava construindo o Canal do Panamá, enfrentou problemas de topografia e de doenças tropicais que teriam intimidado um homem de menos fibra. Mas o pior problema foi ter que suportar comentários irônicos de críticos amargos de seu próprio país. Estes tinham certeza de que ele fracassaria. Afinal de contas, não havia o Visconde de Lesseps, famoso construtor do Canal de Suez que liga o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, falido e desistido de construir o Canal do Panamá? Mas Goethals ignorou esses críticos de plantão.

Certo dia, um de seus subordinados perguntou-lhe com uma certa angústia:

- O senhor não vai dar uma resposta a esses críticos?
- Sim, oportunamente.
- Mas quando e como?
- Com o canal pronto.
Que bela resposta!

Muitos podem estar nos criticando, mas, assim como Neemias tinha conhecimento da profecia de Daniel, nós temos o conhecimento e certeza da obra que Deus nos confiou. Portanto, se você tem certeza que Deus lhe confiou uma grande obra, não pare, não sucumba ante as críticas ferozes dos inimigos. Não dê vida aos personagens criados por outros. Deixe que Deus fale por você. Deixe que as obras que Deus lhe confiou respondam aos Sambalate e Tobias da pós-modernidade.

Soli Cristus!

Eduardo Leandro Alves

Um comentário:

  1. Muito bom, realmente temo que fazer como Paulo, "deixando as coisas que para tras ficam..."

    ResponderExcluir