domingo, 23 de dezembro de 2007

E o Verbo se Fez Carne Num Estábulo em Belém



Talvez o momento da data na qual comemora-se o o Natal já tenha passado, assim como também o período festivo de fim de ano. Mesmo assim, seja em qual época do ano você estiver lendo este texto, penso que é um momento oportuno. Além do mais, nosso “natal” é diário. Nossa vida é contar a história do Deus que se fez homem para nos salvar. Quero escrever, em rápidas palavras sobre a visão de dois autores: Lucas e Mateus. Eles nos apresentam o nascimento de Jesus de duas perspectivas diferentes. Cada uma põe à prova o nosso entendimento de um aspecto central da nossa fé. Em Lucas, é a natureza do senhorio de Cristo. Em Mateus, é o que significa seguir esse Senhor.

Percebo na história de Lucas elementos bastante calorosos e cheos de alegria: " Ora, havia, naquela mesma comarca, pastores que estavam no campo e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E eis que um anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! " (Lucas 2.8-14).

A narração de Lucas nos faz lembrar de vários cânticos festivos. Anjos que cantam, pastores em paz nos campos... Tudo dará certo. Nasceu o Rei. É o que nos diz Lucas.

Mateus, entretanto, nos mostra outra visão. Olhe bem e perceberá que nem tudo está bem. A criança não está no estábulo, mas na casa (Mt 2.9-11). Saem as mulheres; entram os homens. Em lugar dos pastores, há magos. No lugar de anjos que cantam, Herodes e seus soldados estão arrombando portas em busca de meninos que tiverem menos de dois anos de idade. Em lugar de paz, há perturbação (Mt 9.16-18).

"Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem" (Mateus 2.18).
Herodes ouve aquelas canções felizes sobre o nascimento do Rei e mata todos os meninos de Belém. Soldados furiosos, cumprindo a ordem do rei, saem com suas espadas brilhantes prontas a assassinar. As mães choram sobre túmulos pequenos e rasos, isso é o relato de Mateus.

Interessante é que tanto Lucas quanto Mateus nos desafiam. Lucas desafia e demonstra o nosso conceito do senhorio de Cristo. Ele nos diz que chegou o Salvador, Cristo, o Senhor. Ao lermos, perguntamos: "Onde?". E, em vez de nos remeter a um rei no trono ou a um guerreiro montado, Lucas nos mostra um recém-nascido numa manjedoura. "E isto vos servirá de sinal", afirma Lucas. "Este é o seu Deus, este bebê." Interessante, Cristo, o Senhor, era igualmente indefeso. O amor pela humanidade o deixou vulnerável.

Contudo, Mateus não nos permitirá ser ingênuos quanto a seguir esse Senhor. Seguimos um recém-nascido que possui inimigos ferozes que matarão inocentes para chegar até ele. Só de ouvirem falar deste bebê, o ódio do rei Herodes e de seus soldados, lhes incita ao ódio.

Assim, entendemos que viver o estilo de vida do Deus que se fez homem, paz e boa vontade para com os outros, fará todas as tropas do inferno saírem para deter-nos. Somos chamados para sermos discípulos em um mundo em que o bem se paga com o mal e onde os justos sofrem pelo bem que fazem.

Faço a pergunta: você está realmente pronto para cantar "Noite feliz"? Você entende o que acontecerá quando contar a história da mãe virgem e de seu bebê? Será a melhor história que o mundo já ouviu. Alguns cantarão. Alguns matarão. Mas nós, devemos contá-la todos os dias. Jesus nasceu.

Ev. Eduardo Leandro Alves

Sec. Exec. de Missões – SEMAD-PB

2 comentários:

  1. Sabemos que o dia feliz de Maria foi marcado tb por incompreensão e falta de generosidade. Será que as pessoas, assim como muitos de nós nesta data, estavam ocupadíssimas consigo mesmas a ponto de não se importarem em providenciar uma cama para a jovem grávida? O registro bíblico evidencia a possibilidade de ao estarmos alheios e indiferentes ao próximo, tão centrados em nós mesmos e nas nossas necessidades, perdermos o grande presente de Deus: a significativa chegada do Messias. Graças a Deus, apesar de tudo, foi um natal muito especial! Desejo que nestes dias qd comemoramos o Natal, Cristo nos ilumine e nos ensine mais a seu respeito!!Boas Festas! Abç.
    Érika

    ResponderExcluir
  2. A paz do Sehor meu nome é Celso fui agente de missôes ai em Joâo Pessoa pela congregaçâo do parque do sol,onde fazia o curso basico de teologia em musso magro, mais tive que me mudar p/ Nova Cruz RN. onde moro hoje e nâo terminei meu curso uma vez que aqui nâo tem, como posso terminalo, existe alguma maneira de fazer este corso por correspondencia.
    Meu pastor me responda sou seu amigo no orkute, Celso Otavio.

    ResponderExcluir