sábado, 1 de agosto de 2009

Para que ler a Bíblia?




Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:
- Mestre, por que devemos ler e decorar a Bíblia se nós não conseguimos memorizar tudo e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a constantemente decorar de novo o que já esquecemos.
O mestre não respondeu imediatamente ao seu discípulo. Ele ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou ao discípulo:
- Pegue aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e traga até aqui. O discípulo olhou para o cesto sujo e achou muito estranha a ordem do mestre, mas, mesmo assim, obedeceu. Pegou o cesto sujo, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu o cesto de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo e quando chegou até o mestre já não restava nada.
O mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, o que você aprendeu? O discípulo olhou para o cesto vazio e disse, jocosamente:
- Aprendi que cesto de junco não segura água.
O mestre ordenou-lhe que repetisse o processo de novo. Quando o discípulo voltou com o cesto vazio novamente, o mestre perguntou-lhe:
- Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu? O discípulo novamente respondeu com sarcasmo:
- Que cesto furado não segura água.
O mestre, então, continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, o discípulo estava desesperadamente exausto de tanto descer e subir as escadarias.
Porém, quando o mestre lhe perguntou de novo:
- Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo, olhando para dentro do cesto, percebeu admirado:
- O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante de encher o cesto acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.
O mestre, por fim, concluiu:
- Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia que você lê, o que importa na verdade, é que através deste processo a sua mente e a sua vida ficam limpas diante de Deus.

Autor desconhecido

5 comentários:

  1. Espetacular. Me lembrei agora de um comentário sobre a Escola Dominical. Um dirigente da EBD foi questioná-lo porque o irmão que era tão assíduo, não a frequentava mais. Ele respondeu: "Irmão, a Escola Dominical não termina nunca." Ou seja, visão avessa a do mestre deste texto. Ainda bem que ela não termina. E que a água escorre, mas deixa o cesto limpo. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente... Fantástico!!!

    Fique com Deus Pastor.

    ResponderExcluir
  3. Que casal elegante.Amigo Leandro, vc é como este cesto, ainda que vazio está sempre limpo, brincadeira, e ai como foi a viagem para a Bolia. Estive com o Pr. Zé Carlos na escola biblica em Joaquim Pires-PI o seu pastor é uma benção, abraço fica na paz.

    ResponderExcluir
  4. Abraço meu Pastor Eduardo,
    espero um dia poder estar contigo ai pra alegrar mos na presença do Mestre.
    Pr Jander

    ResponderExcluir
  5. Oi tio, Pastor.

    Passei, até pouco tempo, muito tempo sem descer ao rio...
    Foi Horrivel! Nimguem sabe estou falando pela primeira vez sobre isso. Mas estou de novo no rio que corre do trono de Deus.


    Recebi algumas notícia do que Deus tem feito com e atrvés de sua vida e queria te dizer algo que eu ouvi da sua boca a alguns anos, e que eu nunca esqueci, em um culto de "ações de graças e despedida"; lembra? quando Você ia sair de Angra Para o Nordeste pela primeira vez, então Você com lagrimas, quase soluçando, disse: " Eu só quero poder um dia lá na frente olhar e dizer que valeu a pena". Essa frase foi dita no contexto do filme "O resgate do soldado Ryan". Ryan pergunta no final do filme: "Diga pra mim que valeu a pena" . Ele queria saber se tinha vivido a vida de forma que tivesse fazido fazer valer a pena o sacrifício de outros soldados para que ele pudesse ser resgatado.
    Hoje eu tenho certeza que é só um começo, mas todos que participaram e participam da sua vida sabem que tem valido a pena. Eu imagino Deus (se eu posso) olhando para sua vida e dizendo : "Ah como o SACRIFICIO do meu filho vale a pena"

    Deus te abençoe, Ah um Beijo pa tia e po primo!

    ResponderExcluir