quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Preciosa a Graça de Jesus





Preciosa a graça de Jesus,
que um dia me salvou.
Perdido andei, sem ver a luz,
mas Cristo me encontrou.
A graça, então, meu coração
do medo me libertou.
Oh, quão preciosa salvação
a graça me outorgou!
Promessas deu-me o Salvador,
e nele eu posso crer.
É meu refúgio e protetor
em todo o meu viver.
Perigos mil atravessei
e a graça me valeu.
Eu são e salvo agora irei
ao santo lar do céu.

 
O Hino Preciosa Graça (Amazing Grace), é, sem duvida, um dos mais belos hinos cristãos, um dos mais cantados e mais admirados em todo o mundo. Sua história me deixa maravilhado e motivado a seguir em frente na caminhada cristã rumo as Mansões celestiais.
O autor dessa letra é John Newton. Pesquisadores acreditam que esse hino foi escrito entre 1760 e 1770, baseado em 1 Crônicas 17.16-17, texto em que o rei Davi rememora a misericórdia de Deus para com um homem tão insignificante e pecador como ele. Foi escrita para ilustrar um sermão no dia de ano novo de 1773 e fez parte dos "Hinos Olney", hinário de músicas compostas por John Newton e seu amigo, o poeta William Cowper. Em todos os lugares em que se narra a história desse hino, sua letra é atribuída a John Newton, que antes de conhecer a Jesus como Salvador era capitão de um navio negreiro,  mas a melodia sempre é atribuída a um autor desconhecido.
Músicos contemporâneos, como Wintley Phipps, em seus estudos sobre a musicalidade desse hino, atribuem Amazing Grace a um estilo conhecido como “Spiritual”, música negra evangélica cuja origem remonta os cânticos entoados pelos negros escravos evangélicos nos Estados Unidos (por volta do século XVII). Uma das características desse estilo “Spiritual” é ser um lamento, tom manso, num andamento "largo" e meditativo e, os negros, acorrentados, poderiam cantar sentados e a “capella”. Hoje se diz que a maioria desses hinos podem ser tocados na “escala pentatónica”, as chamadas teclas negras do piano. A história de conversão de Newton remonta a uma tempestade que ele enfrentou em alto mar. Assim, surge a possibilidade de que em meio àquela Tempestade, Newton o capitão do navio negreiro, ouvia uma melodia vinda do porão, sendo impactado pela Graça Salvadora de Jesus, que tem poder para salvar o mais vil pecador. Após essa tempestade e experiência de conversão, John Newton, tornou-se Pastor em Olney, na Inglaterra (1764 a 1780), faleceu com a idade de 82 anos, em 21 de dezembro de 1807. Ele mesmo resumiu sua vida e escreveu seu próprio epitáfio, que diz:
John Clerk Newton,
Uma vez um infiel e libertino,
Um servo de escravos na África,
Foi pela misericórdia de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
Preservado, restaurado, perdoado,
E nomeado para pregar a fé que ele
Tinha se esforçado muito para destruir .... 
 
Por que que eu resolvi contar essa história aqui? Para lembrar a você, amado leitor, que essa Graça Salvadora está presente, como sempre esteve, seja após a Queda com a Palavra da promessa do Salvador; seja na pregação e salvação da família de Noé; seja na chamada de Abraão; no perdão que o rei Davi encontrou; no encontro de Rute com Boaz; na fé de Raabe… e na forma mais abundante e perfeita da Graça: no Verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14), JESUS CRISTO.
Brancos, negros, gentios, judeus, servos, livres, homem ou mulher. A Graça de Deus nos alcança e tem o poder de mudar histórias.
Este ano comemoramos 95 Anos da Assembleia de Deus na Paraíba e a Mensagem da Preciosa Graça que se manifesta por meio de Cristo Jesus sempre esteve (e está) presente em cada cidade, em cada púlpito. Essa Mensagem é base de sua pregação. Sinta a Graça de Deus perdoando, salvando, curando, nos levando para o céu. A graça alcançou Saulo de Tarso; alcançou John Newton tornando-o um ex-traficante de escravos. A Graça nos alcançou. Graças a Deus!!!!

Pr. Eduardo Leandro Alves

Fonte: De traficante de escravos a pregador - A história de John Newton. Brian Edwards. Ed. Fiel. 2001.
http://www.youtube.com/watch?v=jzsdbhCWJik